sábado, 30 de maio de 2009

Homenagem a Zé Rodrix


O programa É Rock! desse sábado terá vários destaques e curiosamente (não foi nada planejado), a maioria dos destaques vão para o rock nacional.
Vai rolar Patrulha do Espaço, Blues Etílicos (olha o Magik Rock chegando!!!), Pedra, Carro Bomba, MQN e mais um punhado de bandas goianas. Rubão veio cheio de novidades do Bananada!

Mas o destaque que merece comentário vem do bloco do Parffit.
Zé Rodrix, grande cantor, compositor, pianista e publicitário, que foi para o andar de cima, receberá sua homenagem póstuma. Ele fez parte de importantes grupos musicais, como Momento Quatro, Som Imaginário, Sá, Rodrix e Guarabyra e Joelho de Porco.
A maior virtude do cara foi sua humildade. Mesmo sendo uma pessoa cheia de habilidades musicais e literárias, ele sabia como ninguém ouvir as pessoas e sempre que possível apoiar qualquer projeto cultural que se prove de qualidade.

O progama fará uma justa reverência a esse lapidado artista com duas faixas com o trio Sá, Rodrix e Guarabira (Hoje Ainda é Dia de Rock e Mestre Jonas) e uma faixa na banda Som Imaginário (Hey Man), garavada no álbum auto-entitulado de 1970.
O É Rock! vai ar hoje a partir das 20 horas com repeteco amanhã (domingo) a partir das 17 horas!
FÁBIO RAPOSO

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Aqueça a válvula ouvindo o Alva!

Hoje, Joinville finalmente conhecerá o tão aguardado CD de estréia da banda Alva. O lançamento será na Don Rock (Visconde de Taunay, 206), e a abertura ficará por conta da Blasè e do competente DJ PHC.
"Saudade do Futuro" é o sugestivo título do álbum do Alva, que tem tudo para ser um dos melhores lançados esse ano no Estado. A banda conseguiu a façanha de unir recursos e técnicas do passado, para fazer um som no presente, que aponta para o futuro. Essa é a filosofia do disco, que destila as influências clássicas de cada integrante (Beatles, Who, Clash, pós-punk, grunge), com tendências sonoras pra lá de modernas.

Gravado naquelas velhas fitas de rolo, os músicos optaram pelo sistema analógico, que conseguiu dar maior definição a seus equipamentos valvulados. As músicas ficaram mais robustas, orgânicas, ricas em detalhes e os timbres das guitarras de Rafael Zimath e Jean Douat, trazem aquela sensação de algo único. "Saudade do Futuro" alterna peso, experimentalismo, sem deixar de conter melodias envolventes.

Destaco as faixas "Deixe Sangrar", pesada, com riffs poderosos. "Acordei Bemol/Diminuto", que alterna stoner e momentos indie, o experimentalismo da faixa "Dançando Sobre o Abismo" que traz o trompete jazzístico de Rogério de Souza Leitum. A viajem instrumental de "Nimbo", que conta com a presença de Jean Sabatovicz no piano. E a magistral "Sonata Para Samsa", na minha opinião a melhor música do CD. Rock visceral com mudanças de andamento, vocais harmônicos, belos solos de guitarra. Uma maravilha!!!

O conceito de qualidade e bom gosto vai além dos horizontes musicais. O material gráfico do CD remete as melhores capas que o Pearl Jam já fez. Rafael e Jean estarão no programa É Rock! falando um pouco do CD, da festa de lançamento e das influências do Alva. Três faixas serão divulgadas: Deixe Sangrar, a excepcional Sonata para Samsa e Acordei Bemol/Diminuto. Antes de ir ao show, confira o programa e o rock energético, cheio de personalidade dessa banda que dará muito o que falar!
Thomas Alva Edison, o inventor da lâmpada e pai da válvula deve estar sorrindo no céu!
Fábio Raposo

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cultura Monstro no É Rock!

Com exclusividade, a banda Cultura Monstro lançará amanhã e domingo (reprise), seu primeiro CD demo auto entitulado no programa É Rock! Formado por experientes músicos da cena underground joinvilense, o Cultura Monstro faz um som que gira em torno do tema "Romantismo e Safadeza". Uma malícia poética que combina perfeitamente com as influências do quarteto, que vai de Tim Maia, The Meters, mangue beat, funk, Jorge Ben, até pitadas de ska.
A Cultura Monstro é formada pelo vocalista e guitarrista Gus (ex-Medíocres e OsCarademarte), Marcelo (baixo e vocal ), Rodris (guitarra) e Ronan na batera. Sexta-feira que vem (22), eles farão seu show de lançamento na Don Rock a partir das 23 horas. A abertura ficará por conta do Fevereiro da Silva. Sentimental e Imoral com bom humor, ouça no programa uma amostra do que irá rolar na Don Rock com as faixas: Pagode de Junkie, Metralhadora e Romantismo e Safadeza!!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Templo Sônico

Um dos destaques do É Rock! nesse final de semana é a formidável e indispensável The Cult.
O programa divulgará inclusive uma faixa (Love Trooper) do lendário Peace, álbum gravado entre o Love e o Electric, que deveria ter sido editado em 1986. A egolatria já comia solta nesse período, a dupla mor (Ian Astbury e Billy Duffy) não falavam a mesma língua nas composições, o direcionamento musical também era incerto. O hard rock tradicional em evidência sobre o gótico. A banda estava prestes a ruir. O apaziguador Rick Rubin (produtor de mão cheia), colocou ordem na casa e rearranjou as músicas. Em 1987 saiu o belíssimo álbum Electric, que de cara estourou, apresentando a banda com mais peso, mais influências do blues e muitos riffs de guitarra, na melhor linha AC/DC.

Tretas a parte, o The Cult, nas internas estava em estado de implosão. Mudanças na formação, brigas, prisões e drogas, assim era o ambiente de Sonic Temple, que foi produzido por Bob Rock. Assim, mesmo a música imperou e o disco vendeu muito mostrando o Cult mais fiel ao hard rock tradicional. Em meio a turnê, Ian recebeu a notícia que seu pai havia falecido. A banda deixa a turnê de lado e para não ficar parado, o vocalista resolve criar o festival A Gathering Of The Tribes. A renda foi para uma fundação que cuidava dos indígenas norte-americanos. Dizem as más linguas que Perry Farrel (Jane's Addiction), copiou a idéia de Ian e lançou naquele período o Lollapalooza.

Mais uma vez em meio a discordâncias e mais mudanças na formação, saiu em 1991 mais um ótimo álbum: Ceremony. A verdade é que partir daí a banda começou a buscar novas referências no grunge, no rock alternativo inglês, na eletrônica, ao mesmo tempo que Ian e Billy buscaram lançar materias solos e novos projetos. O último álbum da banda é Born Into This, lançado em 2007.

Em outubro do ano passado os ingleses fizeram uma série de shows no Brasil. Para você que não foi em nenhum, a equipe do É Rock! recomenda o DVD The Cult Live in New York, você poderá conferir a maestria de Billy Duffy na guitarra e porque o Ian é um ícone do rock, que ganha a cena por sua simples presença! Uma banda simplesmente emocionante! Vida longa ao The Cult!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

É Rock! dos dias 8 e 9/5

Olá ouvinte e internauta, o último programa (dias 8 e 9/5) foi marcado em geral por bandas e artistas consagrados pelo grande público. O É Rock! contou mais uma vez com a participação do perspicaz Rafael Zimath, o advogado das grandes causas do rock'n'roll!
Confira as listas: É Rock! Sounds - Bloco 1 - THE SMITHS com Stop Me If You Think You-ve Heard This One Before e JANES ADICTION com Suffer More.
Bloco 2 - BOB DYLAN com duas faixas do novo álbum Together Through Life: Beyound Here Lies Nothin e a faixa Shake, Shake Mama, rolou também NEIL YOUG com duas faixas do recente Fork In The Road: Singing A Song e Cough Up The Bucks.
Bloco 3 - Três faixas do novíssimo dos veteranos do NEW YORK DOLLS :Cos I Sez So, Better Than e Exorcismo of Despair.
Bloco 4 - THE WHO e o magistral Live At Leeds e os petardos: I Can't Explain, My Generation, Substitute e I'm a Boy.
Bloco 5 - Mini Especial com a banda paulistana HURTMOLD: As faixas destacadas foram: Telê, Desisto, Kampala e Chepa.
Bloco 6 - Novo single do DINOSAUR JR : I Want You To Know e duas faixas da banda TAD :Thistle Suit e Bludge.
Bloco 7 - THE NEW ORDER - Rock'n Roll Soldier e duas faixas da banda MY SISTER´S MACHINE:I Hate YouThe Hours e Night Life.
Bloco 8 - ESTHETIC EDUCATION (banda da Ucrânia!) com as faixas: War, Love e I Would Die For You.
No É Rock! Regional o destaque foi para a banda ARROGANTES de Jaraguá do Sul com as faixas: Não ao Banho Diário, Conformismo e Qual o Sentido?
Semana que vem tem mais atrações, não perca!!!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Listão É Rock! dias 2 e 3/5

Confira o que rolou no último final de semana na programação É Rock!É Rock! Sounds - Bloco 1: ASTROQUEEN com: Landslide, Out of this world e Soulburner (Todas faixas do álbum Into Submission de 2001). Bloco 2: NASHVILLE PUSSY com: Speed Machine, Drunk Drive Man, Im So High e Late Great USA. Bloco 3: THAT PETROL EMOTION com SwampPortnoy, PORTNOY com Sem Controle e CIRCUS OF POWER com Got Hard. Bloco 4: MY MORNING JACKET E EDDIE VEDDER (ao vivo) com a faixa: A quick one while he's away (cover do The Who).
Bloco 5: SWEATHOG com as faixas Nonbelierver e Things Yet Tom Come.. Bloco 6: THE STRANGE BOYS com: They're Building the Death Camps e To Turn a Tune or Two e DARREL SCOTT com There´s a Stone Around My Belly e Do It Or Die Triying. Bloco 7: Mini Especial com THE CLASH (foto) gravado ao vivo no the Shea Stadium - 1982, com London Calling, Tommy Gun, Rock the Casbah. Bloco 8 : 3 faixas do novo álbum de BEN HARPER AND RELENTLESS7 chamado White Lies For Dark Times.

No É Rock Regional rolou KRATERA e 3 faixas do novíssimo Vista Pro Caos com Sol em Tablete, Semideusa, Cacos de um Franco Atirador.

sábado, 2 de maio de 2009

Atrações do programa - 2 e 3/5

Olá ouvinte e internauta, o programa vem com muitas atrações neste final de semana. Nos meus blocos do É Rock! Sounds destaco o som polêmico da banda Nashville Puzzy, punk rock country com muita bizarrice e letras bem humoradas. Formado na Geórgia (EUA) pelo casal Blaine Cartwright (guitarra e vocal) e a canadense Ruyter Suys em 1996. Completam a banda o batera Jeremy Thompson e a baixista Corey Parks. Serão rodadas quatro faixas do novíssimo "From Hell To Texas", que vem com aquele "tradicional" tempero oferecido por eles: MUITO sexo, drogas, rock'n'roll, MAIS sexo, palavrões, uísque, pôquer e na saideira... sexo!


Os caras vivem como se estivessem no tempo das diligências mas levam aquela vida "regradinha" de roqueiros! Influências totais de Motörhead, Ramones, Lynyrd Skynyrd, ZZ Top, AC/DC, Flamin Groovies, na verdade é uma cruza de tudo isso! Eles fazem mais de 200 shows por ano, no Brasil eles tocaram em 2007. Ah, nos shows, eventualmente, dependendo da turma do gargarejo, rola uns strips das duas "moçoilas". Irreverências a parte a banda está naquele patamar: Execrada para alguns, venerada por outros.



No outro bloco apresento a banda texana The Strange Boys, faz um som totalmente moldado no garage rock dos anos 60 e o espetacular multinstrumentista Darrel Scott, que conheci pelo enciclopédico mestre Parffit. Darrel é músico total em sua essência, não só quando o assunto é rock. Possui material lançado em diversos gêneros, inclusive até com a música nativa dos índios americanos. Aliás, o cara é inglês, mas possui alma de americano, tamanha as influências da música enraizada dos ianques. Esse eu recomendo, vá em busca de qualquer material de Darrel Scott e não se arrependerás!!!!
Mas o É Rock! não terá só isso, confira o programa hoje e amanhã!!!!
FÁBIO RAPOSO