quinta-feira, 14 de maio de 2009

Templo Sônico

Um dos destaques do É Rock! nesse final de semana é a formidável e indispensável The Cult.
O programa divulgará inclusive uma faixa (Love Trooper) do lendário Peace, álbum gravado entre o Love e o Electric, que deveria ter sido editado em 1986. A egolatria já comia solta nesse período, a dupla mor (Ian Astbury e Billy Duffy) não falavam a mesma língua nas composições, o direcionamento musical também era incerto. O hard rock tradicional em evidência sobre o gótico. A banda estava prestes a ruir. O apaziguador Rick Rubin (produtor de mão cheia), colocou ordem na casa e rearranjou as músicas. Em 1987 saiu o belíssimo álbum Electric, que de cara estourou, apresentando a banda com mais peso, mais influências do blues e muitos riffs de guitarra, na melhor linha AC/DC.

Tretas a parte, o The Cult, nas internas estava em estado de implosão. Mudanças na formação, brigas, prisões e drogas, assim era o ambiente de Sonic Temple, que foi produzido por Bob Rock. Assim, mesmo a música imperou e o disco vendeu muito mostrando o Cult mais fiel ao hard rock tradicional. Em meio a turnê, Ian recebeu a notícia que seu pai havia falecido. A banda deixa a turnê de lado e para não ficar parado, o vocalista resolve criar o festival A Gathering Of The Tribes. A renda foi para uma fundação que cuidava dos indígenas norte-americanos. Dizem as más linguas que Perry Farrel (Jane's Addiction), copiou a idéia de Ian e lançou naquele período o Lollapalooza.

Mais uma vez em meio a discordâncias e mais mudanças na formação, saiu em 1991 mais um ótimo álbum: Ceremony. A verdade é que partir daí a banda começou a buscar novas referências no grunge, no rock alternativo inglês, na eletrônica, ao mesmo tempo que Ian e Billy buscaram lançar materias solos e novos projetos. O último álbum da banda é Born Into This, lançado em 2007.

Em outubro do ano passado os ingleses fizeram uma série de shows no Brasil. Para você que não foi em nenhum, a equipe do É Rock! recomenda o DVD The Cult Live in New York, você poderá conferir a maestria de Billy Duffy na guitarra e porque o Ian é um ícone do rock, que ganha a cena por sua simples presença! Uma banda simplesmente emocionante! Vida longa ao The Cult!

Um comentário:

  1. Essa foto ai fui eu quem tirou, se quiser creditar desde já agradeço, Ari J. De Souza ...

    ResponderExcluir