domingo, 13 de setembro de 2009

A Fonte do Canadá


Como o nosso "Guru Enciclopédico" Parffit Jim Balsanelli costuma citar:"Andam colocando alguma coisa na água canadense", o rock daquele nobre país anda de tempos em tempos apresentando um verdadeiro celeiro de grandes talentos do rock. Investindo nas "categorias de base", o governo canadense criou a "Canada Music Fund", programa que visa destinar verbas para a indústria musical do país. A proposta inclui desde programas de divulgação de novos talentos até financiamento de gravações e turnês. Os canadenses possuem também um ótimo circuito de casas para shows, uma forte mídia que incentiva e divulga através de emissoras de rádio, programas de TV e revistas segmentadas toda a efervescência daquele cenário.
Hoje os artistas não precisam migrar para outros países para conquistar reconhecimento, pelo contrário são altamente respeitados e servem como referência de um pólo musical que consegue sustentar-se.
Um dos meus destaques no último É Rock, foi a banda Constantines, que surgiu na cidade de Guelph (Ontário), mudaram-se para a Inglaterra e voltaram para sua terra natal, percebendo justamente esse incentivo como uma grande oportunidade. No ano passado lançaram um belo trabalho entitulado de Kensington Heights. Mesmo lançado por uma pequena gravadora chamada Arts & Crafts, o álbum caiu no gosto dos críticos e hoje a banda desperta a atenção de grandes majors.
Volta e meia o programa apresenta algumas dessas bandas que pipocam em Vancouver, Montreal, Toronto, Ottawa ou em cidades mais interioranas, como Guelph. Talvez, seja esse o segredo do sucesso canadense, incentivar e achar talentos em qualquer garagem do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário