sábado, 19 de setembro de 2009

O que é um luthier?


Luthier é o profissional que trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais.
O instrumento pode ser de corda, arco, sopro ou percussão. É sem dúvida uma profissão de muita responsabilidade, o cara além de entender muito de música deve estudar cada detalhe do instrumento que irá produzir ou consertar. Todo bom luthier entende de instrumentos antigos ou vintages sem esquecer de estudar as tecnologias e os equipamentos modernos no mercado.

No caso de um cliente que queira criar um instrumento personalizado, o luthier deve elaborar um design para o instrumento e executar o projeto.
A escolha do material para a construção tem que ser de acordo com as características do instrumento. Todo o acabamento, como pinturas e toques finais são feitos de forma artesanal, revelando a criatividade e o detalhismo desse profissional. A afinação é outro trabalho minucioso, o instrumento é entregue com o som desejado pelo cliente.

Não é mole a vida de um luthier, ele deve manjar muito de música, estar atendo as novidades e mudanças na área tecnológica, mas entender também de soluções engenhosas, adaptáveis e práticas para instrumentos antigos. Tecnicamente deve sempre correr atrás de ferramentas específicas e ao mesmo tempo desenvolver um criativo senso artístico.

O programa É Rock! tem o apoio cultural de Carlos Polvani Luthieria - Rua Aracaju 575. Bairro Saguaçu. Mais detalhes sobre esse profissional entre em contato pelo e-mail: programaerock@terra.com.br

3 comentários: