sexta-feira, 3 de abril de 2009

Farofa com Bacon

Olá ouvintes e blogueiros do É Rock! O programa vem cheio de atrações nesse final de semana. Particularmente, os meus blocos serão bem ecléticos, vou do hard rock de arena dos anos 80 ao alt country atual.
O hard rock teve um estilo todo particular nos anos 80. Quem não lembra dessa fase bizarra aonde o visual era mais importante que a música! Calças de lycra com cores extravagantes, cabelos no melhor estilo "poodle" e poses das mais dúbias possíveis passaram a ser elementos imprescindíveis na formação de uma banda. Tem gente que culpa o David Lee Roth por isso, mas eu acho que a coisa já é bem mais anterior. Quem gosta de um bom "hardão" da década de 70 como eu, normalmente faz "vistas grossas" a essa fase convencionada lá fora como glam metal, mas também chamada de forma irônica de hair metal.
Muitos acusavam essas bandas de assassinarem o hard tradicional, mas é inegável que elas tiveram alguma contribuição na própria sobrevivência do estilo que estava repetitivo e mofado (leia-se sem inovações). O teclado, infelizmente passou a ser o instrumento básico da década de 80, e essas bandas souberam se adaptar como ninguém a essa então "nova tendência".
Obviamente, como qualquer "modinha", surgiram bandas horríveis que prefiro até nem citar. Talvez essas bandas, que tinham contrato com grandes gravadoras é que de certa forma contribuíram negativamente para comercializar o som de dinossauros como Whitesnake, Rainbow, Huriah Heep e tanto outros.
Naquele período as gravadoras, principalmente as majors, gastavam rios de dinheiro apostando em novos estilos, ou em bandas que nem sempre tinham muito talento. Se faturava, o restante tinha que se adaptar...
Lembrei-me agora do purpurinado Pantera que surgiu na fase decadente desse estilo.
Bem, no É Rock! desse final de semana, separei dois ícones distintos dessa fase: os suecos da Europe, um dos percursores do hard de arena e o Whitesnake, já uma lenda multiplatinada nos anos 80 que se adptou bem a essa fase comercial.

No outro bloco tem alt country com Magnolia Eletric Co. ótima banda idealizada pelo gênio Jason Molina. Tem também o The Damnwells, outra banda interessante que segue essa veia enraizada. Confira o programa que vai ao ar sábado a partir das 20h com reprise aos domingos (17h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário